HISTÓRICA! No mais literal dos sentidos. Assim pode ser descrita a primeira prova oficial da Fórmula Fusca Brasil.
- agenciagrecom
- 19 de mai.
- 3 min de leitura
Cascavel/PR: E se o tema é história, podemos começar assim:
Era uma vez um sonho — o sonho de ter uma competição de Fuscas que ultrapassasse os limites regionais. Um desejo que atravessou gerações, sobreviveu a dezenas de tentativas e, até então, jamais havia se concretizado de forma efetiva.
Pois bem, nesta história de realizações, era preciso uma “fada madrinha” — e ela atendeu pelo nome de Fórmula Truck. Por intermédio do seu proprietário, Gilberto Hidalgo, e do CEO, Roberto Cirino, que abriram as portas e abraçaram o projeto da criação da Fórmula Fusca Brasil. E assim, neste domingo, 18 de maio de 2025, foi dada a largada para a primeira corrida oficial da categoria.
Somente o início da categoria já seria motivo suficiente de celebração para organizadores, pilotos, patrocinadores e demais envolvidos. No entanto, o fim de semana ainda reservaria momentos, coincidências e disputas que ninguém poderia imaginar.
A programação começou na quinta-feira, com uma recepção especial no estilo “encontro de carros antigos”. Grupos de Fuscas de Cascavel reuniram seus veículos para receber os carros da Fórmula Fusca. O evento, promovido pela Speedmax Pneus, movimentou o centro de Cascavel com música, confraternização, prêmios e sorteios.
Com as inscrições confirmadas, concretizou-se a aguardada miscigenação no grid: pilotos estreantes disputando sua primeira prova oficial, talentos de apenas 16 anos dividindo pista com um decano de 78; profissionais com mais de 30 anos de carreira, campeões em outras categorias — um grid tão democrático quanto a história do Fusca, o carro mais popular do mundo.
No mesmo fim de semana da aposentadoria da lenda Pedro Muffato, aos 83 anos, a Fórmula Fusca celebrava seu nascimento. E, agora, abriga o piloto mais longevo em atividade no automobilismo nacional: Neno Oliveira, com 78 anos.
Na pista, a abertura da prova foi marcada por uma emocionante homenagem ao “velho e amado Fusquinha”. Carros do encontro de quinta-feira escoltaram os veículos de corrida na volta de apresentação, arrancando aplausos e lágrimas do público.
A primeira bateria foi de tirar o fôlego. Enzo Ranieri e Maicon Tumiate travaram um duelo histórico, com mais de dez trocas de posição sem qualquer toque ou incidente. A chegada foi uma das mais apertadas da história do automobilismo brasileiro: Enzo venceu por apenas 0s038 — cerca de 30 centímetros de vantagem. Um final digno de roteiro de cinema.
Na segunda bateria, os pegas foram ainda mais acirrados. Enzo Ranieri venceu novamente na categoria AP, seguido por Marcelo Tizzot. Na geral, Cristiano Canto terminou em terceiro e foi o vencedor da categoria EA. Logo atrás, Rodrigo Baldibia e Cristiano Casagrande protagonizaram uma última volta eletrizante, decidida apenas com a ajuda da cronometragem oficial.
RESULTADOS:
Primeira bateria – Categoria AP:
1º Enzo Ranieri
2º Maicon Tumiate
3º Robson Magaiver
Primeira bateria – Categoria EA:
1º Neno Oliveira
2º Gustavo Bonesi
3º Cristiano Canto
Segunda bateria – Categoria AP:
1º Enzo Ranieri
2º Marcelo Tizzot
3º Rodrigo Baldibia
Segunda bateria – Categoria EA:
1º Cristiano Canto
2º Ruderson Silva
3º Neno Oliveira
Assim, repleta de boas histórias, a Fórmula Fusca Brasil realizou sua prova inaugural. A próxima etapa será em Campo Grande, no dia 15 de junho, novamente ao lado da Fórmula Truck.
A Fórmula Fusca Brasil tem o patrocínio de: Speedmax Pneus. Apoios de Bateria Impact, Brazilian Racing e Starling Design.
FOTOS EM ANEXO - Creditar LUCIANA FLORES ( @lufloress)
Comments